Foto: Vinicius Becker (Diário)
Crianças foram as mais atraídas pelas aeronaves expostas
Neste sábado (11), o Dia das Crianças foi comemorado de forma antecipada em Santa Maria, com grande movimentação na Expoaer, realizada na pista do aeródromo da Base Aérea de Santa Maria. Durante a manhã e à tarde, famílias com crianças marcaram presença para conhecer de perto o evento, que combina exposição de aeronaves, veículos e viaturas militares com atrações educativas e recreativas.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Ao todo, segundo a Base Aérea, foram 11 aeronaves em exposição, além de veículos e viaturas blindadas do Exército, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, muitas delas abertas à visitação e fotografias. O evento também contou com apresentações de pousos e decolagens, despertando a curiosidade e o encantamento dos pequenos e adultos presentes.
O evento acontece há décadas e tem como objetivo promover a integração entre os trabalhos realizados pela Força Aérea Brasileira e a comunidade de Santa Maria, permitindo que visitantes conheçam de perto aeronaves, viaturas e as atividades das instituições militares”, destaca a organização.

Acesso, trânsito e público
Apesar de o acesso à Base Aérea estar devidamente sinalizado pelo Comando Rodoviário da Brigada Militar, o trânsito ficou intenso durante a manhã e gerou pontos de congestionamento na RSC-287 e na ERS-509, especialmente nos horários de chegada das famílias. Segundo a Base Aérea, a expectativa de público para o evento é de cerca de 13 mil pessoas entre sábado e domingo.
Atrações e aprendizado para toda a família
Além de observar e interagir com os equipamentos, as crianças puderam se aproximar de pilotos e militares, aprendendo sobre segurança, operação das aeronaves e funções das diferentes corporações presentes. O clima de interação e aprendizado aliado à diversão fez do evento um momento especial de celebração do Dia das Crianças.
Pais e responsáveis aproveitaram para registrar fotos e compartilhar a experiência com amigos e familiares.
O médico Igor Pires, 31 anos, natural de Tenente Portela, no Noroeste do Estado, voltou a morar nesta semana em Santa Maria e trouxe o filho Antônio, de 3 anos, e a esposa Maitreia Silveira para aproveitar o evento.

– O evento é sensacional e a aviação é uma área que eu tenho bastante interesse, acho que é porque eu tinha um tio meu que era aviador. O Antônio está realizado com tudo aqui e a avó dele, minha mãe, quer que ele seja aviador – conta o médico cirurgião.